3º Simpósio sobre Autismo da Universidade Federal Fluminense ————— SAUFF 2019 ————–

Palestrantes 1º SAUFF

Ms. Aline Rinco (CAEE – SE/PJF)

Psicopedagoga. Mestre em Diversidade e Inclusão pelo Instituto de Biologia da Universidade Federal Fluminense. Diretora do Centro de Atendimento Educacional Especializado CAEE – Unidade Centro, no município de Juiz de Fora, MG. Professora da Faculdade ImesMercosur no Programa Especial Integrado para a Formação Continuada de Profissionais Graduados-PROPEG (Polo Juiz de Fora, MG).

Ms. Claudia Eboli (UNIRIO)

Musicoterapeuta. Bacharel em Piano e Musicoterapia pelo Conservatório Brasileiro de Música (CBM). Mestre em Música pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Doutoranda em Música (UNIRIO) na linha de pesquisa em ensino e aprendizagem de música, com foco no estudo das habilidades musicais de crianças e jovens com autismo.

Dra. Cristina Delou (CMPDI)

Psicóloga, Licenciada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1981), Especialista e Mestre em Educação na área de concentração Educação de Superdotados pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1987), e Doutora em Educação, pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001). Professora Associado IV, aposentada, da Faculdade de Educação, da Universidade Federal Fluminense (UFF). Lecionou em diferentes cursos de licenciatura, de graduação plena, e cursos de pós-graduação lato e stricto-sensu. Participou da elaboração e foi Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Diversidade e Inclusão – Modalidade Profissional (CMPDI), criado pela CAPES em 2013, da área 46-Ensino, no período de 2013 a 2017. É Membro Permanente no Programa de Pós-Graduação Ciências e Biotecnologia, do Instituto de Biologia da UFF, e Colaboradora no Programa Ensino de Biociências e Saúde (IOC-EBS/FIOCRUZ). É Bolsista de Produtividade em Pesquisa 2 e líder do Grupo de Pesquisa Talento e Capacidade Humana na Sociedade e na Educação, vinculado ao Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil do CNPq. Coordena atividades de extensão no Programa de Atendimento a Alunos com Altas Habilidades/Superdotação (PAAAH/SD), na Escola de Inclusão, que são apoiados pela CAPES (Novos Talentos e PIBID), pelo PROEXT/MEC e pela FAPERJ. É autora de artigos e capítulos de livros e membro do Conselho Editorial de diversas revistas científicas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, atuando em: educação especial, educação inclusiva, altas habilidades, superdotação, materiais didáticos acessíveis, inclusão e formação continuada de professores. Foi Membro do Conselho Técnico do Conselho Brasileiro para Superdotação (ConBraSD) no período de 2003 a 2012, voltando em 2016, e Presidente do ConBraSD no biênio 2011-2012. Vice-Presidente da Associação Brasileira de Diversidade e Inclusão (ABDIn) no período 2015-2018.

Dra. Diana Cavalcanti (UFF)

Professora da Universidade Federal Fluminense, Departamento de Biologia Marinha. Graduada em Ciências Biológicas (UFRRJ), especialização em Bioquímica (INDECS), Mestre em Química Orgânica (UFF) e Doutora em Química (UFRJ). Tem experiência na orientação de mestrado e doutorado nos programas de pós-graduação em Biologia Marinha e Ambientes Costeiros (PBMAC), Ciências e Biotecnologia (PPBI) e no Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão (CMPDI), os dois últimos com os temas Autismo e Dupla Excepcionalidade.

Dra. Edicléa Mascarenhas Fernandes (UERJ)

Professora Associada da UERJ. Coordenadora do Núcleo de Educação Especial e Inclusiva da UERJ. Professora do Programa de Mestrado em Diversidade e Inclusão da UFF e do Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas da Faculdade de Educação da UERJ. Líder do Grupo de Pesquisa do CNPQ Produção de Material Didático Acessível para Alunos com Deficiências em Contextos Formais e Informais de Educação. Conselheira representante da UERJ no Conselho Estadual de Direitos da Pessoa com Deficiência.

Dra. Eliane de Oliveira Rodrigues (UFRJ)

Professora de Educação Especial na Escola de Educação Infantil da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Licenciada em Educação Especial/UFSM, Mestra em Educação.

Ms. Fabricio Moser

Ator, diretor e professor de teatro, bacharel (UFSM) e mestre (UNIRIO) em Artes Cênicas. Entre suas frentes de trabalho, que também envolvem a pesquisa acadêmica e a criação artística, se destaca a que relaciona o teatro e a saúde mental. Nesse contexto, foi pesquisador colaborador do LABI – NIME do Instituto de Psicologia da USP, junto a comunidades indígenas de Mato Grosso do Sul, e Instrutor de Atividades Terapêuticas do CAPs e do CAPS – AD, em Dourados. Atualmente no Rio de Janeiro, é professor do Instituto Priorit desde 2012, onde oferece atividades teatrais com enfoque terapêutico no treinamento das habilidades comunicativas e sociais de crianças e jovens com TEA, TDAH e outros, e atende crianças com Dupla Excepcionalidade, Altas Habilidades e Superdotação desde 2017, em parceria com a psicóloga Karin Verônica.

Ms. Fernanda Lima da Costa Vargens (Specialisterne BR)

Especialista em Neuropsicologia pelo HC-FMUSP, Especialista em Terapia Cognitiva pelo CTC Veda, Mestre em Ciências pelo Departamento de Psicobiologia da Unifesp. Coordenadora de Neuropsicologia do Ambulatório de Cognição Social da Unifesp (agosto 2014 – junho 2015). Diretora de Formação da Specialisterne no Brasil desde julho 2015.

Dr. Heber de Souza Maia Filho (UFF)

Neuropediatra. Doutor em Psiquiatria pela UFRJ. Professor Adjunto do Departamento Materno Infantil da Faculdade de Medicina UFF. Pesquisador dos Programas de Neurologia e Saúde Materno Infantil UFF.

Dra. Helena Carla Castro (UFF)

Pesquisadora do CNPq, Cientista do nosso estado do Rio de Janeiro e coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ciências e Biotecnologia – PPBI da UFF, que segue a filosofia inclusiva na perspectiva do atendimento do aluno autista.

Dr. Jair Luiz de Moraes

Neurologista infantil. Mestre em neurologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Responsável técnico do CETE- Clínica de Terapia Especializada no TEA. Diretor da ABENEPI NACIONAL e do CAPÍTULO RJ.

Dr. José Augusto Oliveira Huguenin (UFF)

Doutor em Física, ex-Diretor do Instituto de Ciências Exatas da UFF em Volta Redonda. Foi membro da Comissão que estudou a inclusão de conteúdos sobre autismo nos cursos de graduação da UFF. Associado à APADEM, Associação de pais e amigos dos autistas de Volta Redonda. É pai do Davi.

Dra. Nadir Francisca Sant’Anna (UENF)

Graduada em Licenciatura em Ciências com Habilitação em Biologia pela Universidade Gama Filho, Especialista em Educação Especial pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Mestre em Histologia e Embriologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Doutora em Ciências, com ênfase na área de Biologia Celular, pelo Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, Pós Doutoranda em Diversidade e Inclusão na Universidade Federal Fluminense – Atuou como Biólogo Pesquisadora da Campanha Nacional de Combate ao Câncer, foi Professora da Sociedade Pestalozzi do Estado do Rio de Janeiro, foi Professora do Instituto de Ciência e Tecnologia Maria Thereza, foi responsável pelo Laboratório de Fertilização Assistida da Clínica Maurity Santos no Hospital da Gamboa da Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro, foi Professora da Pós-Graduação em Ginecologia e Obstetrícia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, foi Professora da Faculdade de Medicina de Valença e Professora substituto do Departamento de Histologia e Embriologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Professora do Curso de Especialização em Morfologia da Faculdade de Medicina de Campos, Diretora do CETEP-Campos, Coordenadora da Implantação do Instituto Normal Superior ISEPAM, foi Diretora da Agência Regional da Fundação Escola de Serviço Público, Professora aposentada do Laboratório de Biologia Celular e Tecidual da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro de 1996-2017, foi Coordenadora do PIBID Biologia UENF. Hoje atua como Coordenadora de Disciplina Educação de Jovens e Adultos do CEDERJ-UENF, como Professora do Curso de Pós Graduação em Cognição e Linguagem atuando na disciplina Educação Inclusiva e Professora da Medicina na FAMESC. Desenvolve três linhas de pesquisa: 1) Interação tripanossomatídeo-vetor; 2) Inclusão de Deficientes; 3) Biologia das células tumorais e 4) Neurobiologia do Autismo.

Dra. Neuza Rejane Wille Lima

Possui doutorado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (1993). Atualmente é Coordenadora do Curso de Mestrado Profissional  em Diversidade e Inclusão – CMPDI,  e professor associado IV da Universidade Federal Fluminense – UFF. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: educação inclusiva, ecologia evolutiva, evolução do sexo, zoologia e surdez.

Dra. Priscilla Oliveira Silva Bomfim (UFF)

Possui graduação em Fisioterapia pela Escola Superior de Ensino Helena Antipoff (2000) e mestrado em Neuroimunologia pela UFF (2003). Doutora em Ciências (Biofísica – área de concentração neurobiologia) pelo programa de pós-graduação em Biofísica do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da UFRJ (2007). Pós-doutorado (2008) pelo laboratório de pesquisa sobre o timo na Fiocruz (RJ). Atualmente é professor adjunto IV no Departamento de Neurobiologia e professor do PPG em Neurociências da UFF, além de pesquisadora responsável pelo laboratório de Neurobiologia da Matriz Extracelular. Tem experiência na área de Biofísica com ênfase em Neurobiologia atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento, período crítico, plasticidade neural, matriz extracelular, proteínas sinápticas, transtornos do desenvolvimento. Coordena o NuPEDEN (Núcleo de Pesquisa, Ensino, Divulgação e Ensino em Neurociências) da UFF voltado á atividades de extensão universitária tais como as Olimpíadas de Neurociências do Rio de Janeiro e Grande Rio, Curso de verão/inverno em Neurociências (coparceira UFF e UFRJ), atividades relacionadas a Semana do cérebro e outras formas de divulgação científica.

Ricardo Moreira dos Santos (FCRB)

Técnico de Arquivo concursado da Fundação Casa de Rui Barbosa. Formado em Arquivologia e Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

Dir. Roberta Marcello (Instituto Priorit)

Psicóloga e diretora do Instituto Priorit desde 2006. O Instituto é especializado no tratamento transdisciplinar dos transtornos do desenvolvimento, como autismo, TDAH, outros transtornos comportamentais, de linguagem ou de aprendizagem.

Dr. Sergio Crespo (UFF)

Possui graduação em Tecnólogo Em Processamento de Dados pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1987), mestrado em Engenharia de Sistemas e Computação pela COPPE-Sistemas UFRJ (1995) e Doutorado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2000). Atuou como professor titular da Universidade do Vale do Rio dos Sinos de 1990 a 2013, atuou como Editor Chefe da Revista Brasileira de Informática na Educação (1414-5685). Atuou, entre 2010 à 2014, professor no Programa de Mestrado em TICs na Universidade Tecnológica do Panamá. Passou de abril a novembro de 2013 como Professor Visitante no DCC-UFMG. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software e Informática na Educação. Atualmente é Professor Adjunto na Universidade Federal Fluminense UFF no Instituto de Ciência e Tecnologia de Rio das Ostras e foi eleito no Congresso Brasileiro de Informática na Educação 2017 Presidente da Comissão Especial de Informática na Educação (CEIE) da Sociedade Brasileira de Computação (SBC).

Coord. Sheyla Azevedo Pereira (SAREM)

Dra. Vera Lúcia Prudência dos Santos Caminha (UFF)

Possui doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005). Atualmente é professora Adjunto IV da Universidade Federal Fluminense campus Volta Redonda- RJ e faz parte, como professora colaboradora, do curso de Mestrado Profissional Diversidade e Inclusão – CMPDI/UFF. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase Inteligência Artificial.  Atualmente trabalha na área de Redes Neurais Artificiais, Neurociência Computacional e Autismo.  É coordenadora do projeto de pesquisa e extensão ADACA (Ambiente Digital de Aprendizagem para Crianças Autistas) desde 2010 quando o projeto foi criado e aprovado pelo CNPq. O projeto ADACA é baseado em estratégias para facilitar a interação e a comunicação de crianças com autismo.  O grupo de pesquisadores vem desenvolvendo ferramentas digitais que colaboram para a inclusão da criança com autismo, aprendizagem de linguagens, matemática e música, através de jogos computacionais e atividades lúdicas, visando também contribuir para melhorar a comunicação da criança com autismo, seus responsáveis e tutores. As ferramentas digitais incluem um sistema gerenciador que concentra todos os dados de uso dos jogos e atividades, com a geração de relatórios científicos, para analisar a evolução das crianças, em grupos ou individualmente, a fim de decidir sobre novos níveis dos jogos e também para aprimorar o próprio sistema como um todo.

Dra. Viviane Lione (UFRJ)

Bacharel e Licenciada em Ciências Biológicas; Mestre em Microbiologia; Doutora em Biociências Nucleares, Pós-doutora em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Farmácia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora Adjunta da Faculdade de Farmácia, Departamento de Fármacos e Medicamentos. Coordenadora do laboratório de Bioensaios Farmacêuticos, atuante na área de Ensino, Pesquisa e Extensão envolvendo as áreas de Cultivo de células animais e humanas para o desenvolvimento de fármacos com potencial terapêutico, bem como no Ensino de Ciências, de Biologia e de Farmácia voltados para o desenvolvimento de metodologias ativas para o processo de ensino-aprendizagem na Educação Básica e Superior. Professora do Curso de Mestrado Profissional Diversidade e Inclusão – UFF, atuando na linha 2 Necessidades Especiais, Síndromes e Transtornos com interesse no desenvolvimento de práticas educacionais inclusivas para alunos autistas. Professora convidada no Programa de Pós-Graduação em Ciências e Biotecnologia – Instituto de Biologia – UFF, responsável pela disciplina Produção Científica II – Formação de Empreendedores.

Prof. Wild Mulim (Colégio M3)

Diretor Executivo da Unidade Niterói do Colégio e Curso M3. É sócio fundador do Colégio e Curso M3, onde exerce funções de Direção Geral das Unidades Escolares (Estratégica, Administrativa, Financeira), Coordenação Pedagógica, Professor de Matemática. Empreendedor tendo fundado a empresa aos 25 anos.

Skip to content